Como não ficar louco com as contas da festa do casamento?

Tempo de leitura: 5 minutos

COMO NÃO FICAR LOUCO COM AS CONTAS DA FESTA DO CASAMENTO

As contas do casamento estão te deixando louco? Fique tranquilo, você não é a primeira pessoa a ter esse problema.

Resolver se casar é um passo muito importante em nossas vidas e grande parte das pessoas passam por esse ciclo. O grande problema é que infelizmente tudo relacionado a casamento é muito caro e se o casal bobear as contas vão ser maiores do que a verba disponível.

Mas fique tranquilo, existem algumas dicas importantes que irão te ajudar a não endoidar com tantas contas e talvez até fazer você gastar menos do que o esperado.

Pra começar, você precisa saber que planejamento nessa hora é fundamental. Não tem como organizar uma festa de casamento sem o mínimo de controle sobre quando, como e o que pagar.

COMECE A PAGAR OS GASTOS DO CASAMENTO COM ANTECEDÊNCIA

Se você faz questão de ter uma festa com muitos convidados e assim como a maioria dos brasileiros, vai precisar de muito suor para consegui-la.

O ideal é pensar numa data um pouco mais avançada. A maioria dos fornecedores de casamento fecham contratos e aceitam pagamentos com até três anos de antecedência, muito mais fácil ter 36 meses para pagar, não é mesmo?

Não seja precipitado e não tenha vergonha de negociar, chore por valores mais baratos e não aceite a primeira oferta que receber, isso vai ser fundamental durante o processo do casamento e principalmente agora que você terá uma nova vida ao lado do seu companheiro.

Se você mora nas grandes cidades saiba que existem muito mais fornecedores do que você imagina. Muitos sites voltados a organização de casamento podem te ajudar com uma lista enorme de empresas, peça orçamento em todas e analise a que oferece o melhor custo-benefício.

Agora, se você morar em cidades do interior, pense que existem fornecedores em outras cidades próximas a você e que podem oferecer serviços com preços melhores do que os da sua cidade.

QUAIS OS PRINCIPAIS GASTOS EM UMA FESTA DE CASAMENTO

Os principais gastos de um casamento são buffet, salão, decoração, foto, vídeo, música, iluminação e trajes. Esses serviços são basicamente obrigatórios para quem deseja fazer uma festa no casamento, porém existem muitos outros “adicionais” que vão deixar sua conta mais cara.

Alguns casais acrescentam bandas, mais detalhes na decoração, mais pontos de luz, oferecem mais drinks aos convidados, tudo isso torna a festa ainda maior, porém, cabe ao casal e só aos dois, decidirem o que é essencial para a festa, pois a celebração deve ser feita seguindo a vontade dos dois.

Outra dica importante é dar chances a novas empresas, afinal de contas, muitos fornecedores prestam um ótimo serviço, mas ainda não são tão conhecidos, por isso acabam trabalhando com valores mais acessíveis do que o resto do mercado. Nessa hora busque referências dos últimos trabalhos realizados, tire todas suas dúvidas e preste muita atenção no contrato.

É POSSÍVEL FAZER UMA FESTA DE CASAMENTO E VIAJAR NA LUA DE MEL? 

Não tenha dúvidas que é totalmente possível realizar as duas coisas, fazer a festa dos sonhos e também viajar para algum destino incrível. Mas para isso, será preciso se organizar ainda mais, pois os gastos com a viagem costumam ser maiores.

Se o casal sonha em sair do Brasil pela primeira vez, é preciso tirar seu passaporte internacional. Se o destino dos sonhos é o Estados Unidos, também será necessário ter o visto americano, tudo isso demanda mais dinheiro, mas com o planejamento correto é possível tirar o objetivo do papel e torná-lo real.

TOME CUIDADO COM IMPREVISTOS EM CIMA DA DATA DO CASAMENTO

Não adianta tentar fugir, eles sempre acontecem com todos os casais, não importa como apareça, mas haverá algum imprevisto próximo ao casamento, por isso, além de todos os gastos que já mencionamos, reserve um pouco de dinheiro a cada mês para uma poupança, guarde esse dinheiro e esqueça dele, acredite, na maioria dos casamentos surgem imprevistos e ter uma quantia razoável guardada significa não ter dor de cabeça próximo a data do evento.

Uma saída para os noivos que chegaram até o casamento e estão com contas pendentes ou precisam de dinheiro para a lua de mel é pedir uma quantia aos convidados como forma de presente. Mas não se preocupe, você não terá que pedir diretamente, já que muitos consideram isso deselegante, existem sites e lojas que fornecem listas de presentes e aceitam que você retire o montante em dinheiro ao invés do item comprado pelo convidado.

Fora isso, siga todas as suas vontades, faça o máximo de esforço para economizar com outros gastos, o casamento é uma data única, que acontecerá só uma vez na sua vida, deve ser inesquecível e se os noivos fazem questão de festa, não meça esforços para conseguir realizar e tornar a celebração perfeita e do jeito que vocês sonham.

GOSTOU DAS DICAS? QUER ECONOMIZAR NÃO APENAS NO SEU CASAMENTO, MAS TAMBÉM ORGANIZAR SUAS FINANÇAS PARA ALCANÇAR A LIBERDADE FINANCEIRA?

Veja nosso curso Você Vale Mais, feito especialmente para aqueles que não querem mais trabalhar pelo dinheiro, mas sim colocar o dinheiro para trabalhar para elas.

Saiba mais clicando aqui.